Objetivos da psicoterapia

O processo terapêutico tem por objetivo ampliar o campo perceptivo do paciente, contribuindo para que ele adquira uma visão de mundo mais abrangente.

A mudança no campo perceptivo, ou seja, na capacidade de perceber e compreender o que acontece ao seu redor, em seu cotidiano, nas suas relações, é necessário para que a pessoa possa ressignificar os fatos que estão lhe causando sofrimento, podendo assim abrir-se para novas possibilidades existenciais.

A psicoterapia poderá contribuir para que a pessoa consiga encontrar maneiras de relacionar-se consigo e com o mundo de forma mais agradável, saudável e menos sofrida. Também levará a pessoa a um maior conhecimento de si, tornando-a capaz de perceber as suas qualidades, seu potencial individual e suas formas de viver diante desse mundo, valorizando assim sua existência.

Finalidade

Visa promover o crescimento pessoal e cura de determinados sintomas. Através da condução do tratamento adequado, é possível restabelecer a saúde emocional do paciente e promover seu bem-estar.

De modo geral, lidamos melhor com as situações que conhecemos, então, este é o objetivo da psicoeducação: oferecer ao paciente de forma didática e ao alcance de sua compreensão, informações sobre sua doença e sobre as opções de tratamento para que ele mesmo, com o apoio e orientação do psicólogo, construa “ferramentas” mais eficazes para lidar com sua doença, para que se comprometa com o(s) tratamento(s), para que a duração e intensidade das crises diminuam, para que se evite grande número de internações hospitalares e para prevenção da ocorrência de novos episódios.