O que é Psicoterapia

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psykhé significa mente, já Therapeia significa ato de curar ou ato de restabelecer algo que foi perdido. Então, de modo geral, a psicoterapia é um tratamento que busca curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e restabelecer a saúde mental das pessoas.

Há vários tipos de psicoterapia e o psicólogo escolhe o método psicoterápico de acordo com a linha teórica que segue em sua prática profissional. Mas, você que busca pelos serviços do psicólogo, não precisa se preocupar com isso.

As linhas teóricas têm suas particularidades, semelhanças ou diferenças entre si, no entanto, todas elas são capazes de cuidar das pessoas e todas trabalham com vistas a alcançar cura ou alívio para o sofrimento que motivou a busca pelo tratamento psicológico.

Psicoterapia fenomenológico-existencial

No meu caso, escolhi a abordagem existencial e o método fenomenológico para embasar minha prática clínica. Pelo fato de ter direcionado meus estudos de modo mais aprofundado nesta linha teórica e neste método, darei continuidade a este texto tendo esta perspectiva como fio condutor das informações que irei descrever.

A Psicoterapia Fenomenológico-Existencial é a terapia acerca da qual o psicólogo conduz o paciente a refletir sobre suas atitudes, sua fala, suas crenças e sua maneira de se relacionar com os acontecimentos da vida e com as pessoas. O que difere o diálogo no contexto da psicoterapia das outras conversas que temos nos mais variados ambientes sociais, é a atitude empática, a escuta compreensiva e livre de julgamentos por parte do psicólogo.

O psicólogo trabalha para que o paciente entre em contato com suas angústias e sofrimentos, ajudando-o a compreender o sentido e significado dos seus sentimentos e das suas vivências. Uma vez alcançada a compreensão, o objetivo é encontrar formas de amenizar e/ou lidar com o sofrimento.

É importante esclarecer ainda que a psicoterapia é um tratamento que acontece com a colaboração de ambos: psicólogo e paciente. É um trabalho que precisa da participação de todos os envolvidos, onde cada qual tem seu papel e importância no desenvolvimento de todo o processo psicoterápico.